Mulher caminhoneira: os desafios e as quebras de barreiras
A profissão caminhoneiro ainda é muito dominada pelos homens. Mas esse cenário está mudando, graças às mulheres que têm enfrentado o preconceito e os desafios da profissão.
Muitos obstáculos precisam ser superados por essas guerreiras. Conheça alguns problemas que as mulheres têm enfrentado nas estradas no dia a dia.
Um novo cenário em vista
Mesmo sendo uma profissão majoritariamente masculina, as mulheres têm conquistado seu espaço. Prova disso é que o número de mulheres aptas para conduzirem veículos de grande porte tem crescido a cada ano. A maioria das caminhoneiras está concentrada no estado de São Paulo.
Apesar de ser uma quantidade baixa comparada aos homens que atuam nessa função, a expectativa é bastante promissora e a tendência é só aumentar. Isso porque muitas empresas têm percebido muitas vantagens de contratar profissionais femininas.
Diversas pesquisam apontam as mulheres como sendo mais cautelosas na direção e por isso, adotam uma postura prudente e defensiva ao volante.
Os desafios que precisam ser vencidos
A luta por melhores condições e por mais respeito no ambiente de trabalho é considerada uma das principais batalhas que as mulheres enfrentam nos dias de hoje. Nos segmentos dominados pelo sexo masculino, como a direção de caminhões, esse desafio ganha uma proporção ainda maior.
Preconceito
Mesmo sendo profissionais de alta qualidade e com experiência no volante, as mulheres sofrem muito preconceito por parte dos colegas de profissão ou pela própria sociedade.
Precisamos combater esse prejulgamento.
O preconceito se manifesta em críticas que colocam em dúvida a capacidade das mulheres em conduzir um veículo de grande porte. Ou quando há vaga de trabalho e essa é direcionada somente para os homens.
Muitas montadoras têm apoiado a causa das mulheres e buscado desenvolver caminhões pensando no público feminino, como a Scania.
Necessidade de mostrar sua capacidade o tempo inteiro
Apesar de muitas empresas reconhecer e valorizarem o trabalho da mulher, ainda existem aquelas que colocam em dúvida a capacidade delas de atuar na área. Daí a mulher se sente pressionada em mostrar constantemente que são capazes.
Diante disso, além das dificuldades naturais do ofício, algumas empresas exigem que as caminhoneiras provem diariamente, para a sociedade, para a família e para os colegas de trabalho, que podem exercer essa função tão bem quanto os homens.
Assédio
O assédio é o maior dos desafios a ser superado. Situações envolvendo assédio se tornam bem comuns ao longo da carreira dessas mulheres, isso porque na maior parte do período de trabalho, elas estão sozinhas.
As mulheres precisam saber como agir diante desse tipo de situação e serem orientadas e incentivas a denunciar esse comportamento abusivo, já que o assédio é crime.
Além disso, por se tratar de um assunto sério, a divulgação de campanhas para proteger as mulheres nas estradas e durante as paradas é essencial para educar os caminhoneiros acerca da importância de respeitar suas colegas de profissão.
Além disso, o desenvolvimento de projetos focados em datas comemorativas, como Dia da Mulher, Dia das Mães e Outubro Rosa, também faz uma grande diferença na valorização das mulheres caminhoneiras.
Falta de infraestrutura adequada para as mulheres
A falta de uma infraestrutura adequada para essas profissionais é outro problema que merece atenção. A falta de banheiros femininos nos postos de combustíveis em rodovias e a escassez de hospedagens refletem a precariedade à qual as caminhoneiras precisam se submeter para continuar exercendo sua profissão.
Portanto, percebemos que a inclusão do público feminino nesse ambiente de trabalho já é uma conquista que merece ser comemorada. No entanto, ainda falta realizar muitas mudanças para que a mulher caminhoneira sinta que o seu trabalho está sendo realmente valorizado e respeitado pela sociedade e pelos colegas de profissão.
Fonte: https://juntosnocaminho.com.br/mulher-caminhoneira/
Aliança Associação dos Caminhoneiros
Nossa meta é oferecer a cada associado o suporte necessário para que ele seja assistido com rapidez e eficiência quanto aos danos causados em seu veículo.
Proteja seu patrimônio e garanta seu futuro.
Associe-se já!
Rua Olavo Bilac, 497. Piedade - Sete Lagoas - MG - Tel.: (31) 3775 2549
Rua Santa Rita de Cássia, 402. Bom Pastor - Divinópolis - MG - Tel.: (37) 3016 3707 | (37) 9 9195 0123