Caminhão Muriçoca: Conheça um dos modelos mais vendidos da história!
Muitos caminhões vivem na memória dos caminhoneiros, como é o caso do caminhão muriçoca da Mercedes-Benz. Afinal, foi o mais vendido da história do Brasil.
Era comum ter filas de pessoas interessadas quando colocavam o caminhão muriçoca à venda. Inclusive, também era fácil encontrar modelos de caminhão muriçoca de brinquedo depois do sucesso que fez.
A Mercedes-Benz, uma das principais fabricantes de automóveis do mundo, chegou ao Brasil em 1956. Mas foi com a fabricação e lançamento do modelo do caminhão muriçoca 1113, ou
L-1113, que o patamar da marca mudou.
Mesmo com outras concorrências no mercado como, por exemplo, a Chevrolet, Ford, entre outras marcas. O modelo L-1113 era muito completo na época e flexível para trabalhar em diferentes aplicações.
Foi só colocar o caminhão muriçoca à venda, que ele de cara foi bem aceito pelas transportadoras e caminhoneiros autônomos por causa de todos os diferenciais que trazia.
Tinha como diferencial, durabilidade, manutenção relativamente simples, cabine ampla, assentos com ajuste do tamanho, sistema de ventilação.
Porque chamam o caminhão de muriçoca?
Muitas vezes, os veículos são conhecidos por outros nomes por causa de semelhanças na aparência. Provavelmente, você já comparou ou já viu alguém que comparou o Volkswagen Fusca com um besouro por causa da aparência arredondada dele. É nesse mesmo sentido com o desenho do caminhão muriçoca. Por serem caminhões truck sem a quinta roda, parecem com uma muriçoca. A mesma coisa aconteceu com outro caminhão, um Scania 111, que ficou conhecido como jacaré por causa da cabine bicuda, por exemplo. Mas qual o verdadeiro nome? Embora seja conhecido popularmente como caminhão muriçoca, o verdadeiro nome do modelo é Mercedes-Benz 1113 ou L-1113.
Esse deu origem ao apelido muriçoca, mas hoje é considerado toda a família de caminhões que tem aparência semelhante sem a quinta roda.
O Mercedes L-1113 foi fabricado e comercializado pela primeira vez em 1969.
Por causa dos avanços das tecnologias e necessidades de inovação para competir no mercado, a Mercedes parou a produção desse modelo em 1987. E a partir da década de 70 e 80, a marca trouxe os modelos de caminhão muriçoca 1313, 1513, 2013, que tinham a mesma cabine, mas com outra capacidade de transporte de cargas.
Você viu que não é à toa que o modelo L-1113, o famoso caminhão muriçoca, é um clássico no Brasil. Essa linha mudou muito o cenário de fabricação de caminhões no país e se consolidou, provavelmente, como o melhor caminhão da Mercedes.
Aliança,
Por aqui gostamos de lembrar dos clássicos!