Marcas que Deixaram sua Marca: Recordando os Emblemáticos Caminhões Clássicos das Fabricantes
Veículos clássicos não representam apenas meios de transporte; eles são observadores da evolução na indústria de transporte.
Ao longo de décadas, esses ícones percorreram estradas, impulsionaram a economia e personificaram inovação e qualidade. Neste artigo, examinaremos os modelos clássicos mais notáveis das fabricantes de caminhões, investigando como contribuíram para o progresso da indústria de transporte. Ademais, destacaremos as características históricas que os tornaram notáveis.
Mercedes-Benz
À frente na indústria de transporte, a Mercedes-Benz lançou modelos que redesenharam padrões de desempenho, eficiência e segurança. Um ponto crucial nesse legado foi o "Torpedo," ou Mercedes-Benz L 312, o pioneiro caminhão fabricado no Brasil em 1956, desencadeando uma série de inovações impactantes no setor.
Ao longo dos anos, a Mercedes-Benz introduziu inovações como o uso de diesel (sendo o primeiro no Brasil), trazendo eficiência revolucionária, economizando combustível e tornando o transporte de cargas mais sustentável. Em 1998, a montadora apresentou o motor com gerenciamento eletrônico, elevando o desempenho e confiabilidade dos caminhões, estabelecendo novos padrões de eficiência operacional.
Os modelos L 1111 e L 1113 das décadas de 1960 e 1970 foram os mais vendidos no Brasil, definindo uma era e contribuindo significativamente para o desenvolvimento da indústria. Em 1972, o lançamento do L 608 D trouxe inovação como o primeiro caminhão leve a diesel do Brasil, conhecido como "Mercedinho," expandindo as possibilidades de transporte leve e eficiente.
A Mercedes-Benz sempre priorizou a segurança, sendo pioneira na introdução de freios ABS em 1981, seguido pelo exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake em 1993 e freios a disco em 1998, mantendo a segurança como marca registrada.
Volkswagen
A Volkswagen Caminhões e Ônibus destacou-se com o 18.310 Titan Tractor, inaugurando uma nova fase nas famílias de caminhões no país. Paulo Razori, supervisor de Marketing de Produto, destaca que o Titan foi o cavalo mecânico que solidificou a posição da empresa no segmento de entrada, obtendo sucesso significativo durante seu ciclo de vida.
O Titan ofereceu uma entrada notável no mercado de extrapesados com sua potência de até 350 cavalos, tracionando 28 toneladas de carga líquida. O modelo se tornou um fenômeno de vendas, com mais de 15 mil unidades vendidas, impulsionando o reconhecimento da marca no mercado.
Volvo
No mercado brasileiro, o caminhão da Volvo que causou maior impacto foi o modelo FH, introduzido em 1994. Sua chegada não apenas marcou a entrada de um motor totalmente eletrônico nos caminhões pesados brasileiros, mas também estabeleceu um novo padrão de modernidade, eletrônica, segurança e estética.
O FH12 380 Globetrotter, trazido em 1994, não apenas inovou com o revolucionário motor eletrônico D12, mas também incorporou avanços como a cabine estampada em aço de alta resistência, alumínio e fibra de vidro. Com características como duas camas em beliche e altura interna de 1,95 metros, a cabine Globetrotter inovou na aerodinâmica, contribuindo para a redução do consumo de combustível e aumento da velocidade média.
A Volvo, reconhecendo as necessidades dos motoristas, produziu o FH com ênfase no conforto e segurança. O FH foi um divisor de águas no setor de transporte, mantendo seu sucesso como o caminhão mais vendido no Brasil em todas as classes.
Scania
O "Jacaré" é um ícone da Scania, mas a Série 3 foi um destaque comercial notável no Brasil, de 1991 a 1998. Com novos motores, caixa de mudanças e inovações tecnológicas, os modelos T e R 113 e 143 H e E ofereciam potências até 450 cv, liderando o mercado da época.
Os caminhões da Série 3 possuíam mais torque, potência máxima e menor emissão e consumo de combustível, destacando-se entre os caminhões nacionais. O T 113 H 4x2 360 foi eleito "Caminhão do Ano" por três anos consecutivos e foi o mais vendido da história da Scania no Brasil até ser superado pelo R 440 em 2017.
Iveco
Os veículos Iveco, com destaque para a icônica Daily, fabricada desde 1978 na Europa e nacionalmente desde 2000, desempenharam um papel crucial na evolução do transporte. Reconhecida pelo conjunto robusto e versátil, a Daily lidera o mercado no segmento chassi-cabine, abrangendo de 3,5 toneladas a 7 toneladas.
Marcus Souza, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da Iveco para a América Latina, destaca a contribuição da Daily para a evolução do transporte, oferecendo tecnologia, economia de combustível e inovação. A apresentação das versões elétrica e com transmissão automática na Fenatran de 2022 demonstra o compromisso contínuo da Iveco com a inovação.