Saiba quais são os 5 principais motivos de tombamento de caminhão e como evitar
Infelizmente a ocorrência de tombamento de caminhão é muito comum nas estradas brasileiras. Fabricantes e montadoras já estão investindo em tecnologias para auxiliar o motorista na condução do pesado. O condutor também pode tomar alguns cuidados para evitar esse tipo de acidente. Além de exigir atenção redobrada, assumir a direção de um caminhão exige experiência e habilitação na categoria, pois se trata de um veículo de grande porte. Características como peso, comprimento, tipo de carroceria e quantidade de eixos interferem diretamente na dirigibilidade do caminhão. Isso exige do motorista um extremo cuidado para se livrar de acidentes. Conheça os 5 motivos do tombamento e saiba como evitá-los. São eles:
1- Excesso de velocidade
Essa é uma das principais causas de acidentes nas estradas. O caminhão, devido ao seu peso e tamanho, pode apresentar comportamento específico nas curvas, principalmente quando se trata de um veículo articulado ou com carroceria elevada. Essas características exigem do caminhoneiro muita cautela. O excesso de velocidade pode complicar ainda mais essa situação. Ao entrar em curva muito rápido com o caminhão, o natural é que o seu peso se desloque para fora da curva, puxando o veículo. Em curvas muito acentuadas, o caminhão pode não suportar a variação de peso e tombar. A dica é: considere o peso e altura da carga e reduza a velocidade nas curvas.
2- Peso mal distribuído
A carga interfere diretamente na dirigibilidade do veículo. Cargas líquidas, inflamáveis, vivas ou muito altas exigem atenção redobrada do motorista, pois afetam drasticamente a estabilidade do caminhão. É necessário passar por cursos específicos para transportar certos tipos de carga. A carga mal posicionada afeta a dinâmica do veículo, fazendo com que ele se comporte de forma anormal nas curvas e durante a frenagem. Em freadas bruscas e mudanças repentinas de direção, o peso da carga pode deslocar de tal forma para os lados, tirando o controle da direção. A dica é: respeite sempre o limite de carga do seu caminhão, considerando seu tamanho, eixos e altura. Acondicione a carga de forma igualitária na carroceria ou centralizada.
3- Inexperiência do motorista
A condução de um veículo de grande porte exige experiência do motorista. Quanto maior for o veículo, maior a habilidade exigida do condutor. A falta de experiência pode ser citada como um dos fatores que influenciam no tombamento do veículo. Pode acontecer de o condutor estar habituado com um caminhão dotado de diversos sistemas auxiliares, como freio motor, assistente de frenagem, sensores e outras tecnologias. Assim, por exemplo, quando esse condutor migra para um veículo mais simples, os riscos de acidentes aumentam. A dica é: conhecer bem a máquina que opera, suas limitações e características. Também é fundamental investir em cursos de treinamento e capacitação para motoristas.
4- Falhas mecânicas
As falhas mecânicas podem gerar uma série de complicações, gerando acidentes e causando o tombamento. A falha mais comum é no sistema de freios. O motorista precisa estar bem treinado para que possa utilizar os freios de forma eficiente e segura. A dica é: manter a manutenção do caminhão sempre em dia, verificando os principais sistemas.
5- Falta de conhecimento sobre o trajeto
O Brasil possui uma malha rodoviária de diferentes relevos, traçados e condições de infraestrutura. Cada uma dessas características interfere na segurança da viagem. O motorista que desconhece uma estrada, certamente está exposto a mais riscos. Essa desinformação pode, por exemplo, fazer com que ele entre em curva muito fechada ou inicie uma descida muito longa em velocidade incompatível, simplesmente por desconhecer o trajeto, aumentando os riscos de tombamento. A dica é: sempre se informar sobre a rota a ser feita. Com o auxílio da tecnologia, é possível ter inúmeras informações das rodovias sem nunca ter passado por lá. Além disso, a própria roteirização das viagens pode minimizar os riscos, definindo roteiros mais seguros.
Fonte: https://bsoft.com.br/blog/principais-motivos-de-tombamento-de-caminhao-como-evitar
Aliança Associação dos Caminhoneiros
Nossa meta é oferecer a cada associado o suporte necessário para que ele seja assistido com rapidez e eficiência quanto aos danos causados em seu veículo.
Proteja seu patrimônio e garanta seu futuro.
Associe-se já!
Rua Olavo Bilac, 497. Piedade - Sete Lagoas - MG - Tel.: (31) 3775 2549
Rua Santa Rita de Cássia, 402. Bom Pastor - Divinópolis - MG - Tel.: (37) 3016 3707 | (37) 9 9195 0123