Saiba como evitar o tombamento de caminhão: principais causas e como evitar.
O tombamento de caminhão coloca o condutor e os veículos ao redor em risco. Além disso, é um tipo de acidente que causa danos em potencial à carga e pode causar uma interrupção prolongada à rotina de trabalho do caminhoneiro.
Como, então, evitar o tombamento de caminhão?
Nos tópicos abaixo, vamos explicar as melhores práticas que reduzem o risco de uma situação dessas e também apontar como agir diante da ocorrência.
Confira, e entenda como agir para garantir que esse prejuízo plural na rotina do caminhoneiro não se confirme em suas idas e vindas!
- O que é tombamento de caminhão?
Basicamente, estamos falando de um acidente no qual a carreta é puxada para o lado, desequilibrando todo o veículo a ponto de tombá-lo.
Isso costuma acontecer, em curvas, por exemplo, literalmente levando a lateral do caminhão ao solo. Mas existem também outros motivos para causar esse problema.
- Principais causas do tombamento de caminhão.
Um dos motivos mais comuns para o tombamento de caminhão tem a ver com uma inevitável força da natureza: a gravidade. Isso acontece em uma curva, por exemplo, quando a força g (ou força gravitacional, que é uma unidade de medida que avalia a aceleração lateral ao manobrar) é maior do que a suportada pelo veículo.
Para exemplificar: um carro de Fórmula 1 pode suportar até 5 g. Veículos de passeio, uma média de 1 g. E caminhões de carga tendem a suportar entre 0,4 e 0,6 g.
A diferença é grande. Mesmo quando comparamos carros (que tendem a derrapar antes de tombar) e caminhões.
Vale notar: a força g também atende pela sigla SRT (Static Rollover Threshold ou sua tradução literal: Limite Estático para Tombamento Lateral). É por isso que veículos de passeio conseguem acelerar mais nas curvas e com mais estabilidade.
Mas esse é só o tópico introdutório sobre o tombamento de caminhão. A partir dessa informação, vale observar como o SRT pode ser influenciado e causar esse tipo de acidente nas estradas:
- Caminhões com peso superior à sua capacidade de carga
- Excesso de velocidade;
- Derrapamento (até por isso, cuidado ao dirigir na chuva) freadas abruptas excessivas
Bruscas.
- Efeito chicote — problema causado pela perda de equilíbrio dos compartimentos traseiros, cujo movimento se repete até alcançar a cabine do caminhão;
- Slosh — situação similar, mas causada pela mudança abrupta do centro de gravidade do veículo ao transportar algum tipo de carga líquida.
- Como evitar tombamento de caminhão?
A partir das causas do tombamento de caminhão fica mais fácil avaliar como evitar essa situação com ares de tragédia. Confira, abaixo!
- Evite excesso de peso.
Transitar dentro do limite de sua capacidade de carga é uma obrigatoriedade, em primeiro lugar, por meio da Resolução do CONTRAN Nº 258.
Mas tem também a sua importância relacionada à segurança nas estradas. Como vimos, esse limite está associado à força g que o veículo pode suportar independentemente de quanta carga esteja transportando.
Por isso, manter-se dentro das especificações do próprio caminhão ajuda a mantê-lo estável em suas idas e vindas.
- Atenção com a velocidade.
O mesmo vale para as boas práticas de direção defensiva. Inclusive, existem recomendações que agregam ainda mais cautela para evitar o tombamento de caminhão.
Uma delas prega que o veículo deve se locomover sempre a 10 km/h abaixo do limite indicado em cada trecho da estrada.
Isso serve para garantir mais tempo de resposta ao condutor, diante de um imprevisto, e também evitar que freadas bruscas sejam necessárias. E que, como vimos, é uma das causas para o tombamento de caminhão.
- Elimine as distrações.
Tem as suas músicas favoritas para ouvir na estrada?
Essa é uma ótima maneira de se distrair e tornar o trabalho mais leve. Contudo, não se distraia demais, porque isso pode causar riscos em potencial e que podem desestabilizar o caminhão, levando a um arriscado tombamento do veículo.
O mesmo vale para celulares, tablets e outros dispositivos e distrações que podem fazer com que você tire os olhos da estrada. E sabemos que, mesmo por milésimos de segundos, isso influencia bastante em um potencial acidente.
- Mantenha a manutenção em dia
Como anda a manutenção do veículo, como o alinhamento e balanceamento do caminhão?
Essa é uma etapa determinante para conviver com trajetos mais seguros e livres de imprevistos no seu horizonte.
Lembre-se que isso é importante não apenas para evitar o tombamento de caminhão, mas também evita que você o deixe parado diante de algum problema inesperado.
- Se informe sobre o trajeto.
Saber o que vem à frente é um conhecimento valioso para o caminhoneiro porque ajuda a montar o cronograma com mais eficiência. Mas também serve para identificar trechos desafiadores para o condutor e que tendem a causar acidentes (como o excesso de curvas acentuadas através do percurso).
Sempre se planeje antes de sair para um trabalho, e lembre-se que o seguro de caminhão pode ser um ativo valioso para cobrir você de imprevistos que podem acontecer na estrada.
O que fazer caso ocorra o tombamento de caminhão?
Por fim, fique de olho em nossas dicas para agir (e reagir) com assertividade caso ocorra um tombamento de caminhão — no seu veículo ou no de algum colega de trabalho:
avalie a situação e certifique-se de que não há ninguém ferido, sinalize a pista com o que puder, cheque se existe a possibilidade de o tombamento do caminhão evoluir para um incêndio, acione a seguradora e/ou ligue para o telefone de emergência (se cabível).
Lembre-se, também, da importância em consultar-se com um médico, posteriormente, para verificar se não houve nenhum camuflado na adrenalina de passar por uma situação dessas.