6 Sinais que podem indicar desgaste nos amortecedores de caminhão
Todos sabemos que os amortecedores são responsáveis por diminuir os impactos sofridos pelos veículos ao trafegar por estradas irregulares, o que causa o desgaste rápido dessa peça.
Os sinais desse desgaste podem ser percebidos facilmente e não devem ser negligenciados. Afinal, terá que gastar com aquisição de novas peças e componentes.
Para garantir que o amortecedor do caminhão esteja sempre em boas condições é fundamental investir na manutenção preventiva.
Confira alguns sinais de que o amortecedor do seu caminhão pode estar desgastado.
1. Vazamento de óleo
Esse é um forte indicativo de que os amortecedores já estão sofrendo por causa do desgaste.
Ao negligenciar a manutenção dessa peça, outros componentes do sistema, como o feixe de molas e os pneus, ficam sobrecarregados de maneira que também se desgastam mais rápido. Ademais, isso contribui para que haja choques na suspensão.
2. Perda de tração
A perda de tração é outro sinal de que algo não vai bem nos amortecedores do seu caminhão. Isso se deve à redução de desempenho da peça que, ao passar por uma trepidação, não funcionará em sua máxima capacidade.
3. Ruídos na suspensão
De modo geral, a presença de ruídos quando o caminhão está em funcionamento é sinal de que há algum problema na mecânica do veículo. No caso dos amortecedores, o som emitido é “seco” e vem acompanhado de batidas e estalos.
Esses ruídos costumam ficar mais altos à medida que o amortecedor vai se desgastando ou em momentos que exigem um maior esforço da peça.
4. Trincos nos feixes de molas
Uma consequência do desgaste dos amortecedores é a provocação de trincos nos feixes das molas. Isso acontece porque o amortecedor é responsável por diminuir a contração das molas e garantir um movimento leve, logo, quando essa função não é bem executada, as molas precisam dobrar mais do que o necessário, contribuindo, então, para o surgimento de trincos.
5. Desgaste dos pneus fora do normal
Os pneus também sofrem com o desgaste dos amortecedores. Isso porque, na falta de estabilidade e de equilíbrio, eles são mais sobrecarregados do que deveriam ser devido à má distribuição dos pesos, provocando, assim, a degradação precoce das rodas.
6. Falta de estabilidade nas curvas
A falta de estabilidade é uma consequência visível do desgaste dos amortecedores, pois uma das suas funções é justamente garantir o equilíbrio do caminhão. Dessa forma, quando um desses componentes já não está funcionando mais com total eficiência, o veículo facilmente pende para um dos lados, gerando a desestabilização.
Diante disso, fica claro a importância da manutenção preventiva para que esse fator não coloque tanto você quanto os demais usuários da pista em risco, pois as chances de ocorrer um acidente são grandes nesses casos.
Fonte: https://juntosnocaminho.com.br/amortecedores-de-caminhao/
Aliança Associação dos Caminhoneiros
Nossa meta é oferecer a cada associado o suporte necessário para que ele seja assistido com rapidez e eficiência quanto aos danos causados em seu veículo.
Proteja seu patrimônio e garanta seu futuro. Associe-se já!
Rua Olavo Bilac, 497. Piedade - Sete Lagoas - MG - Tel.: (31) 3775 2549
Rua Santa Rita de Cássia, 402. Bom Pastor - Divinópolis - MG - Tel.: (37) 3016 3707 | (37) 9 9195 0123