Faixas refletivas de caminhões: o que é preciso saber
O uso das faixas refletivas é de grande importância para a segurança e tem como objetivo melhorar as condições de visibilidade em veículos de transporte de carga e passageiros. O uso das faixas é obrigatório e está previsto em lei pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).
E você, já verificou se as faixas refletivas do seu caminhão estão em bom estado?
Confira algumas informações importantes sobre esse item.
Essas faixas são parecidas com o famoso “olho de gato”, que refletem quando o farol bate e assim ajudam a saber as limitações da rodovia, no caso, aqui elas funcionam para sinalizar um caminhão à frente, o que proporcionará ainda mais segurança em qualquer situação adversa que possa surgir na sua viagem.
Onde é colocada a faixa refletiva para caminhão?
Sendo obrigatórias por intermédio de lei para caminhões com peso bruto acima de 4 toneladas, as faixas refletivas devem ser posicionadas nas extremidades do caminhão para melhor visualização do tamanho do mesmo. Assim, uma pessoa que vier atrás de você, saberá exatamente o tamanho do seu caminhão e assim poderá usar isso a favor de uma ultrapassagem segura, por exemplo.
A faixa refletiva para caminhão é posicionada na parte de trás cobrindo cerca de 80% da traseira do caminhão, sendo aplicadas em suas extremidades e então em seu para-choque. Para o para-choque, por exemplo, você pode ter acesso a uma fita que seja “inteira”, e para outras partes da traseira há os que já são vendidos em tamanho padrão para serem colocadas e estarem em conformidade com a portaria do Denatran.
Nas laterais do caminhão são colocadas uma a cada dois espaços vazios sem inverter a direção das mesmas, obedecendo o mesmo padrão de serem postas em suas extremidades. Essas faixas refletivas são vendidas já no seu formato padrão e são fáceis de serem aplicadas.
Cores das faixas refletivas e como são usadas
Amarela e preta
Essas faixas refletivas são exclusivas para caminhões que foram fabricados ou importados antes de primeiro de julho de 2004 e tenham o seu peso a partir dos 3.500 kg. Assim a sinalização para o tipo de caminhão de carga fica ainda mais prática e fácil de ser identificada. Essas faixas são menos comuns de serem vistas pois são poucos os veículos antes de 2004 que ainda são usados em fretes.
Vermelha e branca
Essas faixas são para veículos fabricados ou importados depois de primeiro de julho de 2004 e para aqueles que tem mais de 4.600 kg. É a faixa mais comum que vemos por aí nos caminhões e que comumente usam, então, agora, você já sabe o motivo de ser usada essa específica. Essa é a mais famosa e mais vista devido o mercado de caminhões de carga.
O uso de faixa refletiva para caminhão é obrigatório. Por quê? Entenda!
Você não vai querer ser pego sem as faixas refletivas devidamente colocadas em seu caminhão, pois é uma infração grave de trânsito, podendo ser multado, está na portaria 1164/2010 do Denatran. Essa portaria visa a maior segurança para o motorista e também para as pessoas na rodovia, assim, mantendo a sinalização correta para caminhões de carga pesada irá tornar a direção mais segura e também irá fazer com que haja um padrão para os caminhões.
Com o farol refletindo nessas faixas você tem completa noção do que está a sua frente mesmo no completo escuro, e isso é muito importante, acredite. Isso evita que sejam feitas ultrapassagens perigosas que podem causar acidentes se não houver essa noção de tamanho do que se está à frente.
É preciso trocar as faixa refletiva para caminhão?
Assim como todo produto, as faixas refletivas possuem “prazo de validade”. É obrigatório que elas sejam trocadas a cada 7 anos para a sua segurança e também para a segurança da comunidade. Também é necessário que elas estejam sempre limpas e em perfeito estado, por isso, antes de iniciar uma viagem, é bom que você, motorista, verifique se todas as faixas estão de acordo com o que é recomendado. Faixas refletivas irregulares, o que acontece? Apesar de ser uma obrigação do motorista inspecionar todo o seu veículo antes de começar a transportar qualquer tipo de carga, a companhia responsável pelo transporte também pode acabar sendo penalizada pelo uso incorreto das faixas.
A transportadora também será penalizada, assim como o motorista, se estiverem sendo usadas de maneira errada, por isso esteja atento. Pode ser dado até mesmo cinco pontos no prontuário do usuário do veículo.
Fonte: https://caminhoesecarretas.com.br/blog/tudo-sobre-faixa-refletiva-para-caminhao/
Aliança Associação dos Caminhoneiros
Nossa meta é oferecer a cada associado o suporte necessário para que ele seja assistido com rapidez e eficiência quanto aos danos causados em seu veículo.
Proteja seu patrimônio e garanta seu futuro.
Associe-se já!
Rua Olavo Bilac, 497. Piedade - Sete Lagoas - MG - Tel.: (31) 3775 2549
Rua Santa Rita de Cássia, 402. Bom Pastor - Divinópolis - MG - Tel.: (37) 3016 3707 | (37) 9 9195 0123