Cuidados necessários para aumentar a vida útil das peças
Sabemos que adquirir um caminhão é um grande investimento. Além disso, existem os gastos para manutenção para prolongar a vida útil das peças, bem como manter o veículo em perfeitas condições de funcionamento.
A manutenção preventiva juntamente com boas práticas de direção ajuda a elevar a duração dos componentes do caminhão.
A princípio a responsabilidade das manutenções do caminhão é da concessionária. Depois essa tarefa para a ser do proprietário. E ela é de extrema importância para preservar por mais tempo a utilidade do caminhão, além de garantir um maior valor em uma possível revenda.
Prolongar a vida das peças do veículo evita gastos desnecessários com revisões de última hora e dores de cabeça na estrada.
Para ajudar você separamos algumas dicas importantes de cuidados com o seu caminhão.
O que contribui para comprometer a vida útil das peças?
Submeter as peças e componentes a condições desproporcionais de força e resistência podem contribuir para a falha prematura. Deixar de realizar manutenções simples como troca de óleo e revisão do líquido de arrefecimento no tempo recomendado também comprometem a vida útil das peças. Outro agravante é rodar com excesso de carga no caminhão. Essa ação prejudica várias partes do veículo, como sistemas de suspensão, diferencial, pneus, embreagem etc.
Quais cuidados são necessários para aumentar a vida útil das peças?
Manutenções periódicas são a melhor maneira de elevar a vida útil das peças do caminhão. Como esses veículos são submetidos a condições extremas de viagem e peso, para garantir um bom desempenho é necessário tomar alguns cuidados com a máquina. Nunca espere um componente quebrar para substituí-lo. Todas as peças têm vida útil preestabelecida. Para evitar o comprometimento dos itens, é preciso trocá-los no tempo certo. E lembre-se: a manutenção preventiva é bem mais segura e econômica do que a corretiva. No manual do caminhão, é possível encontrar os prazos e as quilometragens adequadas para realizar essa tarefa, bem como os prazos de troca das peças.
Quais as principais peças às quais o proprietário deve estar atento?
O proprietário do veículo deve chegar todas as partes, principalmente os componentes relacionados ao trem de força do caminhão. Sendo assim, veja, quais são as principais divisões às quais o proprietário deve estar atento!
Diferencial
O diferencial é a peça responsável por transmitir a força de rotação do câmbio para o eixo das rodas do veículo. Esse componente concentra uma carga excessiva e, por isso, precisa estar em boas condições de trabalho. Caso seja danificado durante a movimentação do caminhão em uma viagem, por exemplo, os riscos à segurança podem ser bastante altos.
Câmbio
Outro componente de grande relevância para o bom funcionamento do caminhão é o câmbio de marchas. Esse equipamento é responsável por equacionar a força e o giro do motor transmitidos para as rodas do veículo. Assim, o condutor deve estar atento à presença de possíveis ruídos ou, até mesmo, de dificuldades no momento de realizar a troca de marchas, pois são os principais indicadores de problemas no sistema de transmissão.
Motor
Por fim, é fato que o condutor deve ter a atenção redobrada ao motor do caminhão. Nele, estão inúmeras peças e componentes operando simultaneamente para que a máquina funcione. Por isso, é fundamental manter a conservação de todos os sistemas, bem como as manutenções em dia. Tendo essa postura de prevenção, o proprietário, além de aumentar a vida útil das peças e manter o veículo trabalhando em máxima performance, consegue adquirir maior segurança nas estradas.
Fonte: https://juntosnocaminho.com.br/vida-util-de-pecas/
Aliança Associação dos Caminhoneiros
Nossa meta é oferecer a cada associado o suporte necessário para que ele seja assistido com rapidez e eficiência quanto aos danos causados em seu veículo.
Proteja seu patrimônio e garanta seu futuro.
Associe-se já!
Rua Olavo Bilac, 497. Piedade - Sete Lagoas - MG - Tel.: (31) 3775 2549
Rua Santa Rita de Cássia, 402. Bom Pastor - Divinópolis - MG - Tel.: (37) 3016 3707 | (37) 9 9195 0123