Dicas para cuidar bem dos pneus do caminhão
Os pneus suportam todo impacto da carga e merecem atenção e cuidado para durar mais e evitar prejuízos decorrentes do desgaste.
Saiba como cuidar dos pneus do caminhão e evitar acidentes e prejuízos! Confira as dicas que separamos para você.
1. Fique de olho no desgaste
Há um limite de segurança para o desgaste do pneu. Essa marca é 1.6mm — desgaste máximo — de profundidade dos sulcos. Qualquer ponto abaixo da medida limite já simboliza um pneu careca, e rodar nessas condições é ilegal.
Sendo assim, o caminhão pode ser apreendido. Evite esse transtorno e os prejuízos decorrentes dele.
2. Faça balanceamento de rodas
Quando as rodas não estão balanceadas, o motorista já sente ao dirigir, pois a tração se perde e a estabilidade diminui. Além disso, o desgaste pode ocorrer não apenas nos pneus, mas também em componentes mecânicos.
A qualquer sinal de vibração, as rodas precisam ser balanceadas. Em casos de conserto de pneus ou troca deles, também é necessário balancear. Preventivamente, execute esse procedimento a cada 10 mil quilômetros rodados.
3. Alinhe a direção
Direção desalinhada faz com que os pneus se desgastem antes do previsto. Isso torna o caminhão inseguro e instável. Sempre que acontecer impacto na suspensão, é necessário alinhar. É recomendável alinhar a cada 10 mil quilômetros também.
Substituição de componentes, situação de troca de pneus ou se algum desgaste irregular for detectado, é bom ver esse quesito do alinhamento. É comum que os caminhoneiros sintam que o veículo está “puxando para um lado”, daí é hora de alinhar.
4. Calibre os pneus corretamente
A baixa pressão traz muitos perigos. A durabilidade do pneu é comprometida quando a calibragem não é cuidada corretamente.
O pneu esquenta mais e por isso se desgasta mais rapidamente, mais combustível é consumido pelo veículo, a estabilidade das curvas é prejudicada, a direção fica pesada etc.
Entre outros aspectos que envolvem a segurança de quem dirige e da carga, o excesso de pressão também é prejudicial: o centro de rodagem se desgasta mais depressa, a estabilidade nas curvas diminui, a absorção é lesada etc. Tudo isso dá mais chance de haver estouros pelo impacto. Previna-se!
5. Aplique o rodízio
Compense a diferença no que diz respeito ao desgaste dos pneus, executando o rodízio. Essa ação dá mais estabilidade, auxiliando o motorista principalmente nas freadas e nas curvas. Veja quantos quilômetros o caminhão roda até que as seguintes mudanças sejam aplicadas:
a cada 5 mil quilômetros — pneus diagonais de passeio;
a cada 8 mil quilômetros — pneus radiais de passeio.
Não deixe nunca de investir na manutenção preventiva e cuidar da segurança.
Fonte: https://exametoxicologico.labet.com.br/cuidados-essenciais-com-pneus-de-caminhao/
Aliança Associação dos Caminhoneiros
Nossa meta é oferecer a cada associado o suporte necessário para que ele seja assistido com rapidez e eficiência quanto aos danos causados em seu veículo.
Proteja seu patrimônio e garanta seu futuro. Associe-se já!
Rua Olavo Bilac, 497. Piedade - Sete Lagoas - MG - Tel.: (31) 3775 2549
Rua Santa Rita de Cássia, 402. Bom Pastor - Divinópolis - MG - Tel.: (37) 3016 3707 | (37) 9 9195 0123